10 de Outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, 10 de Outubro é comemorado o dia Mundial da Saúde Mental. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde. Segundo nota do CRPrs (Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul) a data é comemorada em mais de 100 países. Esse é um dia importante tanto para conscientização de toda população, quanto para ressaltar os avanços trazidos pelas políticas de saúde mental. Porém, devamos lembrar que muito ainda precisa ser feito: o “Dia da saúde mental é todo dia, nossa luta é permanente para conquistar e garantir o melhor cuidado, com financiamento, formação e serviços capazes de substituir os manicômios”, proporcionado lhe uma melhor qualidade de vida. Fonte: http://www.crprs.org.br/comunicacao/noticias/10-de-outubro-dia-mundial-da-saude-mental-930 Achei interessante: O “Programa De Volta para Casa, do Ministério da Saúde, lançado em 2003 (Lei 10.708) permite assistência, acompanhamento e integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais e com história de longa internação psiquiátrica. O mesmo tem por objetivo a inserção social, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados. Maiores informações: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/803-sas-raiz/daet-raiz/saude-mental/l2-saude-mental/12585-programa-de-volta-pra-casa

Hoje, 10 de Outubro é comemorado o dia Mundial da Saúde Mental.  A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde. Segundo nota do CRPrs (Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul) a data é comemorada em mais de 100 países. Esse é um dia importante tanto para conscientização de toda população, quanto para ressaltar os avanços trazidos pelas políticas de saúde mental. Porém, devamos lembrar que muito ainda precisa ser feito: o “Dia da saúde mental é todo dia, nossa luta é permanente para conquistar e garantir o melhor cuidado, com financiamento, formação e serviços capazes de substituir os manicômios”, proporcionado uma melhor qualidade de vida para esses sujeitos.

Segundo a psicóloga Roselany Varela, o acesso à informação, especialmente através da Internet,  ajuda a esclarecer sintomas e componentes de diversos transtornos, muitas vezes vistos com preconceito pelo desconhecimento e esteriótipos criados em torno do mesmo.

Fontes:

http://www.crprs.org.br/comunicacao/noticias/10-de-outubro-dia-mundial-da-saude-mental-930.

http://br.mundopsicologos.com/artigos/dia-mundial-da-saude-mental-como-vamos

Informação: O “Programa De Volta para Casa”, do Ministério da Saúde, lançado em 2003 (Lei 10.708) permite assistência, acompanhamento e integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais e com história de longa internação psiquiátrica. O mesmo tem por objetivo a inserção social, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados.

Maiores informações: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/803-sas-raiz/daet-raiz/saude-mental/l2-saude-mental/12585-programa-de-volta-pra-casa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s