Sobre

QUEM SOMOS NÓS?

Somos alunas do curso de Psicologia do 7º semestre da Universidade do Estado da Bahia. A ideia da realização do blog se deu a partir da solicitação para construção de um Projeto de Intervenção que envolvesse  temas estudados na disciplina Orientação Profissional com a orientadora Ludimila Nunes. Assim, este blog tem o objetivo de informar e interagir estudantes e simpatizantes da área para proporcionar a comunicação e interação entre e os mesmos.

IITAYNARA RODRIGUES: Estudante de Psicologia do 7º semestre da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

TLA HANE BARROS: Ireceense. Estudante de Psicologia do 7º semestre da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Monitora voluntária do (GTF) Grupo Terapêutico  Família no Serviço de Psicologia da universidade.

JANAÍNA CARVALHO: Estudante de Psicologia do 7º semestre da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Estagiária no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência. Membra da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Uneb.

TACIA DIAS: Estudante de Psicologia do 7º semestre da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Monitora de Extensão da Brinquedoteca Paulo Freire. Monitora voluntária do Grupo Terapêutico Família (GTF) do Serviço de Psicologia da UNEB.

 

Optar por uma profissão pode se tornar muitas vezes uma tarefa difícil, principalmente, no que se refere à adolescentes que estão vivenciando uma época de transformações e mudanças físicas e psíquicas, além da cobrança do seu entorno (sociedade, família e amigos) para um posicionamento acerca da escolha, que na maioria das vezes, não estão preparados. Aconselha-se que, antes de tomar uma decisão, o jovem procure informações acerca dos cursos e das profissões, conheça as Universidades, para que ele possa ter uma maior consciência dos seus interesses e escolha aquilo que mais lhe agrada. Nesse contexto, a internet tornou-se uma importante fonte de informações acerca das profissões, sendo umas das ferramentas mais indicadas pelos orientadores profissionais (INÁCIO;  GAMBOA, 2008).

Terêncio e Soares (2003, p.139) apresenta indicadores do Nua Internet Surveys:   “datados de setembro de 2002, o Brasil é o 11º país do mundo em número de “internautas”, com 13,98 milhões de usuários (7,77% da população total do país)”. Diante desses dados, percebe-se que muitas pessoas estão imersas nesse mundo das tecnologias da informação, sendo assim, a Internet não pode ser pensada simplesmente como uma tecnologia de informação e comunicação, mas também “como poderosa ferramenta no trabalho com a identidade pessoal, dentro da qual se inclui o âmbito profissional” (TERÊNCIO; SOARES, 2003, p.140).

A internet, enquanto fonte de informação, é um instrumento bastante acessível  e prático para o jovem que busca saber mais sobre a área que ele queira cursar ou, áreas nas quais esteja em dúvida.

Diante disso, pensou-se na criação de um espaço virtual interativo, em formato de blog, para aproximar estudantes e interessados na área da Psicologia, informando e permitindo que o público alvo expresse questionamentos e apresentem ideias. Assim, o intuito da página é propiciar aos estudantes de Psicologia e interessados na área informações sobre o curso e a profissão através de artigos, notícias, curiosidades e proporcionar um espaço de interação e comunicação.

Fontes:

INÁCIO, Patricia; GAMBOA, Vitor. A auto-eficácia na utilização da internet para a pesquisa  de informação e profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo,  v. 9 nº 1, junho 2008. 

TERENCIO, Marlos Gonçalve; SOARES, Dulce Helena Penna.A Internet como ferramenta para o desenvolvimento da identidade profissional. Psicol. estud. [online]. Maringá, 2003, vol.8, n.2, pp.139-145. ISSN 1413-7372.